UFES

Pesquisa: Sexualidade e
Relacionamento Amoroso

GEPPsi+

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Prezado(a) Participante,

Estamos lhe convidando para participar da pesquisa intitulada "Sexualidade e Relacionamento Amoroso", vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP/UFES) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar aspectos da sexualidade humana e características pessoais que interferem na percepção de satisfação com os relacionamentos amorosos.

Informamos que sua participação nessa pesquisa é voluntária e envolve um nível de risco mínimo, como possibilidade de constrangimento ao responder às perguntas e de cansaço ao responder ao questionário, ou seja, sua participação não incorrerá em riscos maiores do que aqueles existentes na sua vida cotidiana. Salientamos que você tem total liberdade para decidir participar e, também, para desistir da pesquisa em qualquer etapa, sem prejuízos.

Para responder a pesquisa você precisa ter nascido no Brasil e ser maior de 18 anos. Se você der sua autorização para participar da pesquisa, você irá preencher alguns instrumentos que avaliam diversos componentes relacionados ao objetivo do estudo. A resposta ao questionário levará cerca de trinta minutos.

As informações desta pesquisa serão confidenciais, sendo assegurado o sigilo sobre sua participação. Os dados coletados serão analisados pelos pesquisadores e os resultados serão divulgados através do PPGP/UFES ou ainda publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, sem a identificação dos voluntários.

Esperamos contar com a sua participação, pois acreditamos que esta pesquisa é de relevância para os estudos que envolvem a experiência da sexualidade dos indivíduos, e suas afinidades com os relacionamentos amorosos, como um meio de contribuir com a ampliação do conhecimento científico sobre o assunto e com a melhoria das estratégias de intervenção utilizadas pelos profissionais de saúde e, assim, com a qualidade de vida das pessoas.

Por gentileza, responda da forma mais sincera possível. Lembre-se que não existem respostas certas ou erradas – queremos apenas conhecer a sua opinião sobre o assunto!

Fica garantido ao participante o direito de buscar indenização em caso de dano comprovadamente decorrente da participação nessa pesquisa.

Caso queira tirar dúvidas ou solicitar informações, entre em contato com as pesquisadoras Ms. Cynthia Perovano Camargo Baumel ou Dra. Valeschka Martins Guerra através do e-mail cynthiapcbaumel@gmail.com ou dos telefones (27) 999 944 031 ou 4009-2501, no PPGP/UFES. Em caso de denúncias ou intercorrências na pesquisa o Comitê de Ética em Pesquisa da UFES poderá ser acionado: pelo telefone (27) 3145-9820, pelo e-mail cep.goiabeiras@gmail.com, pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário, sala 07 do Prédio Administrativo do CCHN, Goiabeiras, Vitória - ES, CEP 29.075-910.

Se quiser, você pode clicar em "Visualizar Termo de Consentimento" e será direcionado(a) para uma nova guia com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (que poderá ser impresso ou salvo em formato 'pdf'). Para retornar a esta página, basta fechar a guia com o 'pdf'.

Para continuar participando da pesquisa, por favor, clique em "Sim, aceito participar".